29 novembro 2013

Maiores maratonas do mundo

Unknown  /  at  12:55  /  No comments

Eu não aguento...
Maiores Maratonas do Mundo








A maratona é a mais longa, desgastante e uma das mais difíceis e emocionantes provas do atletismo olímpico. Ela é disputada na distância de 42 quilômetros e 195 metros desde 1908.
As Maratonas de Boston, Nova Iorque, Chicago (todas nos Estados Unidos), Londres (Inglaterra) e Berlim (Alemanha) formam o circuito World Marathon Majors (VMN), que dá US$ 1 milhão para o atleta masculino e feminino que faz mais pontos na disputa das cinco provas. Os altos valores atraem uma grande quantidade dos melhores atletas do mundo. E para definir seu vencedor anual, o World Marathon Majors dá pontos também para os vencedores da Maratona no Campeonato Mundial de Atletismo e nos Jogos Olímpicos.
As cinco maratonas são as principais do mundo por serem as mais famosas, tradicionais e principalmente por distribuírem os maiores prêmios. A mais antiga de todas estas é a Maratona de Boston, nos Estados Unidos, disputada em todo feriado do Dia do Patriota, na terceira segunda-feira de abril, desde 1897. 

Maratona de Boston
A Maratona de Boston é a segunda maratona mais antiga do mundo, atrás apenas da maratona olímpica disputada pela primeira vez nos Jogos de Atenas em 1896. No ano seguinte, em 1897, foi disputada a primeira corrida, sendo hoje, a Maratona de Boston, a mais famosa e tradicional corrida de longa distância realizada anualmente em todo o mundo, sem interrupção. A prova é disputada em 42,195 km entre as cidades de Hopkinton e Boston, no estado de Massachussets, Estados Unidos. A corrida acontece todos os anos na terceira segunda-feira do mês de abril, no Patriots Day (Dia do Patriota), feriado nacional nos EUA. A organização fica por conta da Associação Atlética de Boston (B.A.A).
De sua prova inaugural em 1897 até 1972, a maratona de Boston foi sempre eminentemente masculina. Nos anos 1960, entretanto, mulheres a corriam escondidas em nomes falsos ou mesmo sem registro de número oficial. Hoje, cerca de 20 mil atletas – entre profissionais e amadores – de diversos países disputam a competição a cada ano. Entre os principais corredores masculinos que já venceram a prova estão os campeões olímpicos Abebe Bikila, Joan Benoit e Mamo Wolde. Entre as mulheres o grande destaque é a portuguesa Rosa Mota, que venceu três vezes a Maratona de Boston. Os atletas brasileiros nunca ganharam a maratona de Boston. O maior número de vitórias é dos americanos. 

Maratona de Nova Iorque
Maratona de Nova Iorque é realizada desde 1970, quando foi fundada por iniciativa de Fred Lebow, um corredor norte-americano nascido na Romênia e grande entusiasta de corridas de rua. O início não foi nada promissor: 127 participantes, dos quais 55 concluíram o percurso de quatro voltas dentro do Central Park. Lebow chegou em 45º lugar. Hoje, no entanto, cerca de 35 mil participantes de mais 120 países percorrem as ruas de Nova Iorque.  A maratona é um grande sucesso sendo televisionada ao vivo para o mundo todo.
A corrida é realizada anualmente no primeiro domingo do mês de novembro. Os competidores largam da ponte que ligaStaten Island ao distrito do Brooklyn. Depois, eles atravessam o bairro do Queens, chegam em Manhattan, passam pelo Bronx e retornam à Manhattan com chegada no Central Park. Por força da tradição, a largada é dada pontualmente às 10 horas e 47 minutos.
Marílson Gomes dos Santos foi o único atleta brasileiro a vencer a Maratona de Nova Iorque, em 2006 e 2008. O maior número de vitórias é dos americanos.

Maratona de Londres
Maratona de Londres é uma das cinco mais importantes maratonas do mundo, tendo sido organizada pela primeira vez, em 1981, pelo jornalista e campeão olímpico dos 3000 metros com barreiras dos Jogos de MelbourneChris Brasher, que se inspirou no crescente sucesso popular da Maratona de Nova Iorque. A prova tem um dos percursos mais rápidos do mundo, já tendo sido responsável por alguns recordes mundiais obtidos ali. A Maratona de Londres também é conhecida como o maior evento esportivo em arrecadação de fundos para caridade existente no mundo, levantando mais de 300 milhões de libras em donativos ao longo de sua realização. Transmitida ao vivo pela televisão para diversos países, ela é a única maratona do mundo disputada em dois hemisférios, Leste e Oeste, já que seu percurso cruza o Meridiano de Greenwich em várias partes.
Grandes corredores internacionais disputam a prova, atraídos pelos altos prêmios em dinheiro oferecidos pelos organizadores. No entanto, são os corredores amadores que dão o ar de festa à competição, já que há um grande número de participantes fantasiados. A corrida tem grande incentivo do público e passa por diversos pontos turísticos da cidade, como a Torre de Londres, o rio Tâmisa, o Parlamento, o Big Ben Palácio de Buckingham, que é o ponto de chegada. Os atletas brasileiros nunca ganharam a maratona de Londres.

Maratona de Berlim
Criada em 1974, a Maratona de Berlim é uma prova muito rápida e uma das mais importantes do mundo. A competição apresenta um alto nível atlético, o percurso é plano, sem grandes elevações e as condições climáticas são adequadas para o bom desempenho dos atletas durante a prova. O sucesso da maratona também se deve aos altos prêmios em dinheiro que atraem anualmente alguns dos melhores maratonistas do mundo de ambos os sexos, sejam eles profissionais ou amadores.
A largada e a chegada é em um dos mais famosos cartões postais de Berlim: o Portão de Brandemburgo. Durante todo o trajeto, os atletas passam por diversos pontos turísticos da capital alemã, como a Coluna de Vitória, a avenida Unter den Linden, a Ópera do Estado, a Catedral de Berlim, a Biblioteca Nacional, a Universidade de Humbolt, oParlamento e várias ruínas da época de guerra.
Até hoje, Ronaldo Costa foi o único brasileiro a vencer a Maratona de Berlim, em 1998. Ele, inclusive, estabeleu naquele ano um novo recorde para a prova masculina: 2h06m05s. Os quenianos foram os que mais venceram a prova.

Maratona de Chicago
Maratona de Chicago é conhecida por ser uma prova muito rápida e por ter um percurso muito plano, já tendo sido cenário de quatro recordes mundiais. Os competidores largam do Grant Park, na Columbus Drive. Os atletas passam por bairros históricos, como GreektownLittle ItalyPilsen e Chinatown, e retornam para o Grant Park, onde acontece a chegada, perto da Buckingham Fountain. Há quatro largadas diferenciadas, na frente, que são destinadas a 12 mil participantes que consigam comprovar índice técnico. Os outros atletas saem da chamada largada “Open”.
Os atletas brasileiros gostam muito de participar da Maratona de Chicago. Três brasileiros já venceram Maratona de ChicagoJosenildo Rocha, em 1991; José César de Souza, em 1992; e Luiz Antonio dos Santos, em 1993 e 1994.

Vi no: melhoresmaiores.com.br

Share
Posted in: , Posted on: 29 novembro 2013

0 comentários:

O Pug É Pop

Fechar
Fechar
Copyright © 2013 PUG DOIDO!. WP Theme-junkie converted by BloggerTheme9
Blogger templates. Proudly Powered by Blogger.